12 de maio de 2012

Postado por : Anônimo 12 de maio de 2012


A caça ilegal de rinocerontes disparou impulsionada pelo valor dos chifres destes animais.
No mercado negro da Ásia, os chifres de rinocerontes valem tanto quanto o ouro, cerca de 66 mil dólares o quilo, indicam diferentes fontes.
Os asiáticos transformam o chifre desse bicho num pó, usado como remédio para aliviar a febre e combater o câncer, por exemplo. Mas não há estudos científicos que comprovem a eficácia desse medicamento.
É por isso que a matança vem sendo crescente. Na África, onde vivem de 70% a 80% da população mundial de rinocerontes, 13 rinocerontes foram mortos em 2007; 448 foram mortos em 2011; e nos quatro primeiros meses de 2012, já são 200 os que foram atingidos pelas mãos de caçadores ilegais.
Até agora, a população africana de rinocerontes estava em ascensão. Calcula-se atualmente em 20.700 o número de rinocerontes brancos na África e em 4.800 o número de negros.
Mas no ritmo em que a caça ilegal cresce, o número de rinocerontes sacrificados a cada ano corre o risco de superar logo o de nascimentos, advertiu o Grupo de Gestão de Rinocerontes (RMG) da Comunidade da África Austral.
Texto: Rinoceronte chama atenção ao fazer barulho caminhando entre galhos e flores em Etosha, na Namíbia. (Namíbia, 16.03.2009. Foto de Danilo Verpa/Folhapress)

7 comentários:

  1. Um maior número de mortes que de crescimentos...
    Isso os levará à extinção.
    Absurdo como ainda existem pessoas que sem base científica nenhuma acreditam que a cura pode estar em tomar um chá de chifres de rinocerontes. Deveriam ao menos esperar comprovação.

    ResponderExcluir
  2. Estão matando rinocerontes para extrairem de seus chifres pó para a cura de câncer? Nem existe comprovação de nada. Acredito que se houvesse pena de morte para essas pessoas, a conscientização seria inevitável.

    ResponderExcluir
  3. O homem não tem direito de interferir assim na natureza. Estão mais para seres irracionais.

    ResponderExcluir
  4. Isso é mesmo bem complicado. Matam por ignorância e por não terem outros meios de sobrevivência. Aposto que os caçadores vendem os chifres a preços de banana e no mercado negro ganham valores exorbitantes.

    ResponderExcluir
  5. Também acho que o problema social deva estar envolvido nisso.
    Acredito que as pessoas matam muito mais por não terem o que comer, do que para acabar com espécie.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro, ame os animais pelo que eles são, depois se esforce por explicações, e, com sorte, descobertas acontecerão. Mas, se não, o amor e o prazer já terão sido suficientes.
    E. O. Wilson, 1994.

    Esta frase diz tudo... todos deveriam amar os animais. Pensar mais em Deus que no próprio bolso. Sei que existem problemas sociais, mas isso não resolverá o problema.

    ResponderExcluir
  7. Linda frase, Laysa. Também acredito que muitos problemas sociais devem estar envolvidos.

    ResponderExcluir