"Este blog foi criado com o intuito de me aproximar de meus alunos e de todas as pessoas que, assim como eu, são apaixonadas pela Biologia. Além de estimulá-los a estudar, pretendo tirar as dúvidas que porventura surgirem e deixá-los sempre atualizados de novidades que aparecem diariamente"
24 de março de 2012
- Início »
- Projeto de orientação sexual distribui preservativos para jovens em escolas
Postado por : Anônimo
24 de março de 2012
A iniciativa é para proteger principalmente os jovens das doenças sexualmente transmissíveis, mas as autoridades de saúde estão preocupadas com as adolescentes de 13 a 19 anos de idade.
Os hormônios estão a mil e a curiosidade também, mas quando o assunto é sexo ainda há muitas barreiras. Os adolescentes não têm o costume de conversar com os pais.
Alguns alunos conseguem ajuda na escola mesmo. “A relação é diferente. Com o pai a gente tem uma barreira, mas com o professor não. Não vai saber da nossa vida depois. Então, é bem mais fácil falar”, acredita a estudante Brenda Ferreira Guimarães.
É também no colégio que eles recebem preservativos de graça. “Acho que todo mundo já pegou. Tem a cestinha ali. Vai lá e pega, coisa fácil”, diz Pedro Henrique.
As camisinhas masculinas e femininas ficam em uma sala, à disposição de todos os estudantes do ensino médio, mas não é uma simples distribuição. A ação faz parte de um projeto de orientação sexual que já tem 14 anos.
Deixar os jovens à vontade é o início de tudo, como explica a professora Domingas Rodrigues da Cunha. “Aqui não tem ninguém para cobrar nada. Quem fez, quem não fez, quem deixou de fazer. Aqui eles são livres pra expor as opiniões deles, as vivencias e a gente vai trabalhando em grupo suscitando o debate”.
Adolescente gosta conversar, de colocar para fora, mas é preciso abrir espaço para isso.
O Ministério da Saúde está preocupado com um grupo, em especial, que está nas salas de aula: as meninas de 13 a 19 anos que têm contraído o vírus da AIDS logo nas primeiras experiências sexuais.
Nessa faixa de idade, o número de mulheres com AIDS é maior do que o de homens. Em 2010, foram registrados 296 novos casos em meninos e 349 em meninas. Conversando com elas, a gente descobre logo o motivo. “Minhas amigas, quando estamos juntas, elas falam que não gostam, que os namorados delas preferem que não usem camisinha, preservativos, por se sentirem mal, por quererem que seja mais prazeroso o sexo”, revela Yara Ingrid, estudante.
Informação é importante, mas para o governo, tem que ter algo a mais. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a distribuição de preservativos nas escolas tem ajudado muito na prevenção. “Nós temos pesquisas demonstrando que jovens que recebem o preservativo de graça, seja na escola, seja num centro de saúde, utilizam duas vezes mais do que os jovens que não têm acesso ao preservativo gratuito”.
Outro levantamento revela que nos últimos 12 anos houve uma redução de 20% nos casos de AIDS entre jovens de 15 a 24 anos. “Ou seja, preservativo mais orientação, educação, ela é muito eficaz para estimular a melhor forma de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e HIV, que é o uso do preservativo”, afirma Jarbas Barbosa.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/03/projeto-de-orientacao-sexual-distribui-preservativos-para-jovens-em-escolas.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada pela sugestão Júnia Faria
ResponderExcluirSou contra. Acredito que assim as escolas estão incentivando os alunos a começarem sua vida sexual cada vez mais cedo.
ResponderExcluirPor nada...
ResponderExcluir